Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Natal


"A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida."



sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Pensamentos Positivos

Toda mudança positiva - todo salto para um nível maior de energia e consciência - envolve um ritual de passagem. A cada subida para um degrau mais alto na escada da evolução pessoal, devemos atravessar um período de desconforto, de iniciação. Eu nunca conheci uma exceção.
Dan Millman

A semana está terminando, mais um vez, mas temos que continuar e renovar as energias.
Sejamos confiante naquilo que queremos, sejamos persistentes naquilo que queremos.
Nada é fácil, nada é simples, mas lutamos pelo que queremos.

Bom final de semana á todos!
Positividade e fé, sempre. 

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Festa - Cosmo, Damião e Doum

 A Tenda de Umbanda estava cheia de pessoas e ótimas energias, confira um pouco mais da festa nas fotos abaixo!

Realizada dia 13 de Outubro de 2013.












quarta-feira, 30 de outubro de 2013


Encaminhamento à aqueles que se foram.
Fortalecimento à aqueles que ficam.
Coragem à aqueles que temem.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Sabedoria

___________________________________________________________


"Senhor dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado.  Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa de outra."  
__________________________________________________________
A adm do blog está resolvendo um problema com as fotos da festa de Cosme e Damião, por isso pedimos desculpas pela demora, mas logo todos os arquivos serão postados.  

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Festa - São Cosme, Damião e Doum

Festa realizada no dia 13 de Outubro de 2013.


Os preparativos para a festa começaram cedo no dia, com muitas coisas a serem arrumadas o centro ficou todo enfeitado com bexigas e decorações infantis. Começando por volta das 16h, algumas crianças já rondavam o terreiro, e logo muitos doces foram distribuídos. A festa ocorreu de forma tranquila e animada, sempre com ótimas e positivas energias!

Ao longo da semana mais fotos e vídeos serão postados da festa de Comes, Damião e Doum.

sábado, 12 de outubro de 2013

Padroeira do Brasil - 12 de Outubro


Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil, venerada na Igreja Católica. Um título mariano negro, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São PauloSua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 45.000 fiéis.


Querida mãe Nossa Senhora Aparecida,
Vós que nos amais e nos guiais todos os dias,
Vós que sois a mais bela das mães
A quem eu amo de todo meu coração,
Eu vos peço mais uma vez
Que me ajudeis a alcançar uma graça;
E por mais difícil que seja, (pede-se a graça)
Sei que me ajudará
E acompanhará sempre
Até à hora da minha morte.

Oxum, na religião yoruba, é uma orixá que reina sobre a água doce dos rios, o amor, a intimidade, a beleza, a riqueza e a diplomacia. 



Canto sereno que assobia,
nos regatos lagos e cachoeiras.
Senhora faceira de beleza e ternura.
Protetora das crianças e de todos os que necessitam de tua graça.
Mamãe Oxum, Deusa formosa dos rios.
A Mãe das Águas Doces,
acolhe-nos em teu seio,
 proporciona-nos paz e alegria.
Saravá Mamãe Oxum!
Ora Iê Ieu!

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

São Francisco de Assis - 04 de Outubro

Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos.


Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a “Senhora Pobreza”. Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: “Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?”. Ele respondeu que ao amo.“Porque, então, transformas o amo em criado?”, replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: “Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas”.
Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes.
A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria… Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho. Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida.
Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224. Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas.
O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.
São Francisco de Assis, rogai por nós!

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

São Jerônimo/Xangô - 30 de Setembro

Na umbanda Xangô

Homem Velho, Senhor da Justiça, Rei da Pedreira. Por falar em pedreira, adora colecionar pedras. 
Xangô é o Deus da Justiça e sua força está nas pedreiras, exercendo uma influência muito forte em seus filhos, principalmente a Justiça. Todos os Orixás, evidentemente, são justos, e transmitem este sentimento aos seus filhos, entretanto com os filhos de Xangô a Justiça deixa de ser uma virtude para passar uma obsessão, o que faz de seus filhos um sofredor, principalmente porque o parâmetro da Justiça é o seu julgamento, e não o da Justiça Divina, quase sempre diferente do nosso que é  muito terra.



Na igreja católica conhecido como São Jerônimo


A Santa Igreja Católica reconheceu sempre a São Jerônimo como um homem eleito
por Deus para explicar e fazer entender melhor a Bíblia Sagrada, por isso foi
declarado Patrono de todos os que no mundo se dedicam a fazer entender 
e amar mais a Palavra de Deus gravadas nas Escrituras Sagradas.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cosme Damião e Doum - 27 de Setembro

Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma como morreram. Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS – Cosme e Damião.



Alguns relatos atestam que eram originários da Arábia, mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Surgiram várias versões, mas nenhuma comprovada com fundamento histórico. Em uma das fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam milagres. Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.
Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.
Sempre confiantes em Deus, oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de “santos pobres”. Muitos esforços foram feitos para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã dos filhos gêmeos pagãos de Zeus. Isto não é verdade, embora haja evidências de que a superstição popular muitas vezes fez supor haver em seu culto uma adaptação do costume pagão.
No Brasil, em 1530, a igreja de Iguaraçu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.
Na umbanda, são associados aos “ibejis”, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa ” o enfeitado” e Damião, “o popular”.
Este personagem material e espiritual surgiu nos cultos Afros quando uma macamba (denominação de mulher, na seita Cabula) dava a luz a dois gêmeos e, caso houvesse no segundo parto o nascimento de um outro menino, era este considerado “Doum”, que veio ao mundo para fazer companhia a seus irmãos gêmeos. Caso viesse à luz duas meninas gêmeas, recebiam o nome de “Liana” e “Damiana” e, se nascesse outra menina a seguir, a esta criança davam e dão o nome de “Damiana”
Padroados: Farmacêuticos; Faculdades de Medicina; Barbeiros e Cabeleireiros.
Protege: Orfanatos; Creches; Doceiras; Filhos em casa; Contra hérnia e Contra a peste.
Emblema: caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira.

Salve São Cosme, Damião e Doum!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Festa de Cosme Damião e Doum

A festa na Tenda de Umbanda Caboclo Pena Preta e Dr. Zé Pilintra, já tem data marcada para outubro!

Contamos com a ajuda de arrecadações, pacotes de bala, pirulito e chocolates, qualquer ajuda é bem-vinda.

Oh! Grandes protetores, Santos Cosme e Damião e Doum, ajudem-nos com seu amor e nos libertem de todos os males.
Com vosso poder e dos espíritos iluminados das crianças que trabalham no Plano Astral, com o Espírito Santo;
a Luz de Oxalá se derrame eternamente sobre nós,
servido-nos também de norte, para que andemos sempre no caminho escolhido por Deus.

Que assim seja!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Quem é que sabe imitar o Seu Zé?

A festa do Seu Zé foi muito animada, e no link a seguir você pode conferir uma brincadeira que aconteceu lá no terreiro, em que Seu Zé puxava os homens para o imitá-lo!
Confira: Quem é que sabe imitar?

domingo, 8 de setembro de 2013

Festa Seu Zé Pilintra 2013 - 07 de Setembro


Ontem, dia sete de setembro, a festa do Seu Zé Pilintra ocorreu no centro, apesar do atraso e dos problemas que tivemos ocorreu tudo bem e ao final tudo saiu da forma como esperada.
A foto postado foi da festa de ontem, e logo mais estarão disponibilizadas mais fotos e vídeos da festa!

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Festa - Seu Zé Pilintra 2013

Esse ano tem festa confirmada!
No próximo sábado (07/09) ocorrerá a festa, ainda postaremos nessa semana o horário confirmado.
Estamos correndo para arrecadar ajuda para que possamos realizar a festa da forma que é merecida, se você se interessar em nos ajudar de alguma forma entre em contato conosco pelo e-mail: umbandab@gmail.com

Qualquer ajuda é bem vinda, e agradecemos a todos desde já!

sábado, 31 de agosto de 2013

Dr. Zé Pilintra


O Pai de todos, justo até o final, a adm do blog, todos os filhos e admiradores agradecem pela proteção de sempre, que possamos andar juntos e sermos merecedores dessa caminhada.
Hoje em seu dia, só temos a agradecer.

Saravá, 
Seu Zé Pilintra, 
boêmio da madrugada.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Festa - Zé Pilintra

O post de hoje relembra a festa do ano passado, que pode ser conferida nos seguintes links:

Fotos da festa - clique aqui!

Vídeos da festa - clique aqui!

Esse ano a Tenda de Umbanda está se organizando para que possa ser realizado a festa no começo de setembro, a colaboração de todos é bem vinda!


À todos os filhos, que possamos nos unir e fazê-la acontecer.
                                  




quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Boêmio da Madrugada


"Zé Pilintra, Zé Pilintra
Boêmio da madrugada
Vem na linha das Almas
e também na encruzilhada

O alagoano Zé Pilintra
que nasceu lá no sertão
Enfrentou a Boêmia 
Com seresta e violão

Hoje na lei de Umbanda
Acredito no Senhor
Pois sou seu filho de fé
Pois tem fama de doutor

Com magias e mirongas
Dando forças ao terreiro
Saravá seu Zé Pilintra
O amigo verdadeiro"


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Seu Zé Pilintra

O post de hoje conta apenas uma das inúmeras versões sobre a história de Zé Pilintra.


"José dos Anjos, nascido no interior de Pernambuco,
era um negro forte e ágil, grande jogador e bebedor,
mulherengo e brigão. Manejava uma faca como ninguém,
e enfrentá-lo numa briga era o mesmo que assinar o atestado de óbito.
Os policiais já sabiam do perigo que ele representava.
Dificilmente encaravam-no sozinhos, sempre em grupo e mesmo assim
não tinham a certeza de não saírem bastante prejudicados
das pendengas em que se envolviam.
Não era mal de coração, muito pelo contrário, era bondoso,
principalmente com as mulheres, as quais tratava como rainhas.
Sua vida era à noite. Sua alegria, as cartas, os dadinhos a bebida,
a farra, as mulheres e por que não, as brigas.
Jogava para ganhar, mas não gostava de enganar os incautos,
estes sempre dispensava, mandava embora, mesmo que precisasse
dar uns cascudos neles. Mas ao contrário, aos falsos espertos,
os que se achavam mais capazes no manuseio das cartas e dos dados,
a estes enganava o quanto podia e os considerava os verdadeiros otários.
Incentivava-os ao jogo, perdendo de propósito quando
as apostas ainda eram baixas e os limpando completamente
ao final das partidas. Isso bebendo aguardente, cerveja,
vermouth, e outros alcoólicos que aparecessem.


No Nordeste do Pais, mas precisamente em Recife
(na religião que conhecemos como Catimbó),
ainda que nas vestes de um malandrão, a figura de Zé Pilintra,
tem uma conotação completamente diferente. Lá, ele é doutor,
é curador, é Mestre e é muito respeitado.
Em poucas reuniões não aparece seu Zé.
O reino espiritual chamado “Jurema”,
é o local sagrado onde vivem os Mestres do Catimbó,
religião forte do Nordeste, muito aproximada da Umbanda,
mas que mantém suas características bem independentes.
Na Jurema, Seu Zé, não tem a menor conotação de Exu,
a não ser quando a reunião é de esquerda,
por que o Mestre tem essa capacidade.
Tanto pode vir na direita ou na esquerda.
Quando vem na esquerda, não é que venha para praticar o mal,
é justamente o contrário, vem revestido desse tipo de energia
para poder cortá-la com mais propriedade e assim ajudar
mais facilmente aos que vem lhe rogar ajuda.
No Catimbó, Seu Zé usa bengala, que pode ser qualquer cajado,
fuma cachimbo e bebe cachaça. Dança côco, Baião e Xaxado,
sorri para as mulheres, abençoa a todos,
que o abraçam e o chamam de padrinho."


Fonte: Africanas Raízes.

sábado, 24 de agosto de 2013

Seu Zé Pilintra


Quem é que usa gravata vermelha?
Lenço branco e chapéu de lado?
É Seu Zé Pilintra, doutor de umbanda 
Ele vem chegando na sua aruanda...



Durante a semana de 26 a 30 de agosto será postados todos os dias pontos, histórias e curiosidades sobre o Seu Zé Pilintra.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Obaluaê

Orixá das doenças e da cura, Obaluaê (manifestação jovem - guerreiro, caçador, lutador) ou Omulu (manifestação velha - sábio, feiticeiro, guardião), como é mais conhecido, representa a manifestação de Deus entre o mundo terrestre e o espiritual. Temido na maioria dos terreiros, sua fama como senhor das pestes, das doenças contagiosas ou não, ele, na verdade, é o médico dos pobres. Sou regida por ele e me sinto como se tivesse uma equipe médica ao meu lado, diariamente. 

Reza a lenda que era filho de Nanã, que o abandonou por ser doente, sendo criado por Iemanjá que o alimentava com pipoca sem sal acrescida de mel para melhorar o gosto, e passava azeite de dendê em suas feridas para aliviar a dor e coceira. 



Atotô Obaluaê!

Fonte: 
http://www.curaeascensao.com.br/orixas/orixas23.html

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dia de Nanã - 26 de Julho

O Orixá Nanã sincretiza com Nossa Senhora de Santa Ana, avó de Jesus, por ser caracterizada como uma Iabá anciã, já que é a força da natureza feminina mais antiga na criação divina. Para alguns, Nanã, é a “Senhora dos Mistérios”, pois Nanã teve participação ativa na criação do mundo.


  


Tanto é assim, que se louva Nanã no ponto como: "Se minha Mãe é Saluba... O Orixá mais velho do céu..."


O Orixá Nanã é primordial, é a energia que dá origem ao mundo, é a energia que é Criadora, é representativa da junção do elemento Terra e Água, que gera o elemento primordial de onde surgiu toda a vida no Planeta Terra. Da lama, do barro, surgiu a primeira manifestação de vida no planeta. Dessa energia que surge toda a vida e é para essa energia que volta toda a vida quando finda a encarnação.

Nanã Buruquê, ou Burucu, ou Anemburoquê, é o Orixá feminino do fundo das águas de lago ou mar, do lodo e da lama, e da velhice. É o mais velho orixá feminino; mãe de todos os orixás, para alguns, ou apenas de Obaluaiê e Oxumaré. Em alguns mitos, é esposa de Oxalá e está ligada à criação do mundo. Nanã sintetiza em si morte, fecundidade e riqueza.

Nanã é quem participa na formação da vida, é o princípio, o meio e o fim da Criação, tem o poder de dar vida e forma aos seres humanos. É ela que manipula o elemento água e terra formadores da vida na Terra. Tanto é assim que seu elemento natural é a lama dos pântanos, as águas paradas da natureza.  

Regula tanto o nascimento quanto a morte do ser encarnado. Nanã responde, juntamente com Obaluaiê pelo equilíbrio energético da matéria e do espírito. A energia regida por Nanã é muito utilizada nos problemas espirituais, desmanchando miasmas e obsessões, bem como se deve invocá-la nos processos cirúrgicos.

É o Orixá que tem forte ligação com os “eguns” (espíritos dos mortos), já que é associada com a criação e a morte dos seres vivos. Somente através da morte do corpo poderemos voltar a nascer, ter outra vida, uma nova encarnação, um novo destino, e nesse processo a energia responsável por essa transformação contínua é a que vem através de Nanã.

No processo de encarnação do espírito, Nanã atua junto com a energia de Obaluaiê na preparação e adormecimento do espírito que irá ocupar novamente uma matéria. Obaluaiê é responsável pelo processo energético de redução do períspirito à forma do feto, enquanto Nanã responde pelo adormecimento emocional do espírito, decantando as emoções desse espírito para uma nova experiência na matéria, fazendo com que esse espírito reencarnante não tenha lembranças de nada que vivenciou anteriormente.

Portanto, um dos campos de atuação de Nanã é a “memória” dos seres. Por isso, é o Orixá que rege a velhice, a senilidade, por estar associada à época de nossas vidas em que já começamos a não ter lembrança de tudo que nos acontece.E, se Oxóssi aguça o raciocínio, ela adormece os conhecimentos do espírito para que eles não interfiram com o destino traçado para toda uma encarnação.

Fonte: umbandareligiao.blogspot.com.br

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Oração a Sant'Ana

Mês de Julho é o mês de Nanã, Santa Ana (ou Sant'Ana) no catolicismo.

Sant'Ana


Senhora Sant'Ana, fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo.
 Seguindo os caminhos da Providência Divina, recebeste São Joaquim por Esposo. 
Deste vosso matrimônio, vivido em santidade, 
nasceu Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo. 
Formando Vós família tão santa, confiantes nós vos pedimos por esta nossa família.
 Alcançai-nos a todos as graças de Deus: 
aos PAIS deste lar, que vivam na santidade do matrimônio e formem seus filhos segundo o Evangelho; 
FILHOS desta casa, que cresçam em sabedoria, graça e santidade e encontrem a vocação a que Deus os chamou. E a TODOS nós, Pais e Filhos, alcançai-nos a alegria de viver fielmente na Igreja de Cristo, 
guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia, 
após as alegrias e sofrimentos desta vida, 
mereçamos também nós chegar à casa do Pai, 
onde vos possamos encontrar, 
para junto sermos eternamente felizes, 
no Cristo, pelo Espírito Santo. 
Amém.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Mês de Nanã

ORAÇÃO PARA NANÃ

Mãe protetora de todos nós. 
Senhora das águas opulentas. 
Deusa das chuvas benévolas. 
Deixai cair sobre nós a chuva divina da tua bondade fecunda e infinita. 
Salubá Nanã Buruquê! 
Purificai com tuas forças nossa atmosfera para que possa-mos ser envolvidos pelos teus olhos maravilhosos. 
Saluba Nanã Buruquê! 
Que assim seja!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Caminhos

Construímos nossos caminhos de mãos dadas a CONFIANÇA e a FÉ.
Nunca deixe esses elementos para trás, eles nos guiam e nos dão força para encarar os dias.
Acredite, confie, tenha fé.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Vida

"Acreditar, confiar, amar, agarrar-se em sonhos, aprender com os erros, agradecer, passar ao próximo. Nossas missões, nossos aprendizados."



A adm do blog pede desculpas pela ausência, e retornará as postagens nesse mês de junho.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dia de Preto Velho - 13 de Maio

Mais uma oração para Preto Velho

“Senhor, Nosso Pai, que sois o Poder, a Bondade, a Misericórdia,
olhai por aqueles que acreditam em 

Vós e esperam por vossa bondade, poder e misericórdia. 

Dá Pai, aos que vacilam ao Vosso Poder, na Vossa 
Misericórdia e Bondade, a clareza de pensamento e abri-lhes, 
Senhor, os olhos para que pratiquem sempre o bem,
a caridade para com os outros dentro da humildade de Vossa Sabedoria,
reconhecendo assim a Vossa Existência, Poder e Misericórdia,
bem assim, o Vosso Reino. 
Senhor, perdoa aqueles que a escuridão
ainda não deixou ver os erros cometidos na sua passagem terrena. 
Dá, Senhor, a eles que sofrem a luz de 
Seu imenso Amor e da Sua Sabedoria. 
Que a sua luz nos ilumine neste mundo e em outros que ainda desconhecemos,
e em todos os lugares por onde passarmos nos proteja. 
Oh! Meu Pai Santíssimo!
A nós pecadores, aceita o nosso arrependimento dos erros que temos cometido. 
Pai, pela sua sagrada bondade e paixão,
consenti que caminhe até vós pelo caminho da perfeição. 
Dá Senhor, orientação perfeita no caminho da virtude,
único caminho pelo qual devemos trilhar. 
Misericórdia aos nossos inimigos.
Perdão a todos os nossos erros, e que 
Vossa Bondade não nos falte hoje e sempre… 
Amém”.


Você pode relembrar nosso posto do ano passado sobre o dia de preto velho, basta clicar no link a seguir:
Dia de Preto Velho 2012

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Mês de maio, mês de Preto Velho


Citação de Preto Velho

"O que faz o atraído das forças espirituais de Umbanda, os Caboclos, os Pretos Velhos e os Exus, não é a beleza do altar, as oferendas, as tochas (velas) ou os perfumes, mas a dor e a lamúria dos filhos (que vão ao terreiro em busca de auxílio). Quanto maior for o sofrimento, maior é a força da manifestação, pois o nosso principal trabalhado é fazer o aliviado da humanidade."
Pai Onofre


terça-feira, 23 de abril de 2013

23 de Abril - Dia de Ogum

Ogum é o guerreiro, general destemido e estratégico, é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução.

Defensor dos desamparados, segundo a lenda, Ogum andava pelo mundo comprando a causa dos indefesos, sempre muito justo e benevolente. Ele era o ferreiro dos orixás, senhor das armas e dono das estradas. Irreverente, pois é um orixá valente, traz na espada tudo o que busca.No sincretismo religioso Ogum é representado por São Jorge e especificamente na Bahia por São Sebastião! Ainda hoje a Ordem dos Templários vive, prega e divulga os ensinamentos de São Jorge.O dia da semana de maior vibração desta energia é a terça-feira.Dos ensinamentos de Pai OgumA vida é sempre resultado de nossas escolhas! A preocupação olha em volta, a tristeza olha para trás, a Fé olha para cima.
Desdobramentos Principais de Ogum

Ogum Megê - vermelho, branco e preto (trabalha em harmonia com Omulu, na entrada da calunga pequena - cemitério).
Ogum Rompe Mato - Vermelho e verde (trabalha em harmonia completa com Oxóssi, na entrada da Mata. Podendo ser cultuado tanto na terça-feira, dia de Ogum, quanto na quinta-feira, dia de Oxoce)
Ogum Beira-mar - Coral (trabalha na orla marítima em harmonia com Iansã e Iemanjá)
Ogum Iara - azul claro e vermelho (trabalha na cachoeira em harmonia com Oxum)
Ogum de Lei - vinho e branco (trabalha com as Almas em harmonia com Xangô, Omulu, Oxum e Ogum Iara)

_________________________________________


"Vem vindo ao longe um cavalo branco,
correndo na areia bem junto do mar.
Cavalgando em cima,vem um belo guerreiro.
Salve meu pai! 
É Ogum beira-mar.
Vem me dar força,
vem me dar fé,e com sua espada me dá proteção.
Mãe Iemanjá sua estrela me guie,
e pai Oxalá me dê sua mão.
Levai-me consigo em seu cavalo,
Ogum beira-mar,meu pai valente.
A si meu pai entrego meu fado,
na minha vida estais sempre presente.
Protege seu filho meu pai amado,
me mostre sempre o melhor caminho.
Em troca eu ajudo seus filhos perdidos,
pois sei que consigo não estou sozinho.
Salve Ogum beira-mar!"


“Valei-me meu Pai Ogum”.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Mês de Ogum



OGUM, UM GUERREIRO VALENTE
QUE CUIDA DA GENTE, QUE SOFRE DEMAIS
OGUM, ELE VEM DE ARUANDA
ELE VENCE DEMANDA DE GENTE QUE FAZ
OGUM, CAVALEIRO DO CÉU
ESCUDEIRO FIEL, MENSAGEIRO DA PAZ, OGUM
OGUM, ELE NUNCA BALANÇA
ELE PEGA NA LANÇA, ELE MATA O DRAGÃO
OGUM, É QUEM DÁ CONFIANÇA
PRA UMA CRIANÇA VIRAR UM LEÃO
OGUM, É UM MAR DE ESPERANÇA
QUE TRAZ A BONANÇA PRO MEU CORAÇÃO, OGUM...

sexta-feira, 29 de março de 2013

Sexta-feira Santa


Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.

A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.
Para a Umbanda, Jesus Cristo, ou em seu sincretismo, Pai Oxalá, que 
energeticamente representa a atmosfera e os céus, apenas ressurgiu em espírito para consolar seus irmãos e lhes falar sobre suas missões, além de lhes mostrar que a vida é eterna, apenas o que muda são as roupagens que vestimos e onde as vestimos.

Fé, Paz e Harmonia.


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Vó Benedita - Pontos


Pontos da Vó Benedita


"Vovó Benedita
Benedita você tem um congá
Que é uma beleza
Um terreiro enfeitado
Muitos doces sobre a mesa"

"Figa cruzada, e bem trabalhada
Veio da Bahia
Vovó Benedita chegou com sua magia
No seu patuá do Senhor do Bonfim
Ela acredita
Saia engomada e bata rendada
Veste Benedita
Figa cruzada, corpo fechado
É com Benedita
Seus búzios jogados em pano amassado
Ela confia
Curimba marcada em ponto riscado
É sua gira
No seu patuá do Senhor do Bonfim
Ela acredita
Curimba marcada em ponto riscado
É sua gira"