Total de visualizações de página

sábado, 27 de setembro de 2014

Cosme, Damião e Doum


Cosme e Damião (para os católicos), Erê (na umbanda); santos gêmeos, seu dia é domingo, suas cores azul claro e rosa; sua festa é comemorada no dia 27 de setembro (invocando o Todo-Poderoso através dos Erês, São Cosme e São Damião, pede-se proteção, para as crianças; "com permissão do seu Anjo da Guarda"; sendo assim também uma reminiscência do dia em que Jesus foi batizado por São João Batista, escolhe-se madrinha e padrinho; de preferência da mesma religião; porque a criança também será protegida pelos santos de devoção ou Orixás de seus padrinhos); são dois anjos da amizade, do amor entre os homens, da fraternidade e compreensão, da alegrias, da pureza, sinceridade, simplicidade.
São Cosme, São Damião e Doum (os Eres) são os que possuem maior "força" na hierarquia Umbandista, para dominar a magia.
Brincando e rindo, efetuam maravilhosos trabalhos de descarregos fluídicos, afastando obsessores e espíritos não evoluídos que estejam prejudicando alguém. Manejam com grande pericia as energias da Natureza para desfazer feitiços ou ajudar a obter benefícios físicos e espirituais que as pessoas estejam precisando.
Nas suas passagens terrenas,(na umbanda chamamos de gira) o ambiente se torna leve, alegre, divertido, descontraído em qualquer situação; esta alegria é uma poderosa fonte de saúde e bem estar. A alegria ilumina o ambiente, aquece os corações. O sorriso desses anjos não conhece barreiras de idiomas, credos ou raças. A alegria é uma energia ilimitada e constantemente renovável, que vem do trono de Deus, nos céus, diretamente desses anjos (Eres) para iluminar voce, sua casa, seu caminho, e o que mais voce querer, é só crêr; Fé é o poder.
Ela (alegria, fé) não é momentânea nem circunstancial. Essa alegria é constante e eterna como é o nosso Deus. 





PRECE 


Cosme e Damião, luzeiros espíritos da corte de Oxalá, amados benfeitores, queridos guias, nós vos imploramos a vossa proteção, força, saúde e resignação para que possamos cumprir com os desígnios de Pai. Dai-nos sempre os fluidos de paz, amor alegria e felicidade que vos são peculiares. Curai nossos males, fortalecendo nossos corpos materiais, proporcionando aos nossos espíritos as satisfações que lhes sejam agradáveis. Protegei-nos e a nossos familiares; protegei também, todas as criancinhas, para que tenham, a cada dia, uma vida melhor, sob o prisma material. Que vossos fluidos sacrossan-tos, recaiam sobre nossas cabeças, é o pedido que humildemente vos fazemos.
Saravá Cosme e Damião! Saravá toda Ibejada!
Que assim seja!