Total de visualizações de página

domingo, 26 de julho de 2015

Dia de Nanã

O Orixá Nanã é primordial, é a energia que dá origem ao mundo, é a energia que é Criadora, é representativa da junção do elemento Terra e Água, que gera o elemento primordial de onde surgiu toda a vida no Planeta Terra. Da lama, do barro, surgiu a primeira manifestação de vida no planeta. Dessa energia que surge toda a vida e é para essa energia que volta toda a vida quando finda a encarnação.

Nanã Buruquê, ou Burucu, ou Anemburoquê, é o Orixá feminino do fundo das águas de lago ou mar, do lodo e da lama, e da velhice. É o mais velho orixá feminino; mãe de todos os orixás, para alguns, ou apenas de Obaluaiê e Oxumaré. Em alguns mitos, é esposa de Oxalá e está ligada à criação do mundo. Nanã sintetiza em si morte, fecundidade e riqueza.

Nanã é quem participa na formação da vida, é o princípio, o meio e o fim da Criação, tem o poder de dar vida e forma aos seres humanos. É ela que manipula o elemento água e terra formadores da vida na Terra. Tanto é assim que seu elemento natural é a lama dos pântanos, as águas paradas da natureza.  

Regula tanto o nascimento quanto a morte do ser encarnado. Nanã responde, juntamente com Obaluaiê pelo equilíbrio energético da matéria e do espírito. A energia regida por Nanã é muito utilizada nos problemas espirituais, desmanchando miasmas e obsessões, bem como se deve invocá-la nos processos cirúrgicos.

É o Orixá que tem forte ligação com os “eguns” (espíritos dos mortos), já que é associada com a criação e a morte dos seres vivos. Somente através da morte do corpo poderemos voltar a nascer, ter outra vida, uma nova encarnação, um novo destino, e nesse processo a energia responsável por essa transformação contínua é a que vem através de Nanã.

No processo de encarnação do espírito, Nanã atua junto com a energia de Obaluaiê na preparação e adormecimento do espírito que irá ocupar novamente uma matéria. Obaluaiê é responsável pelo processo energético de redução do períspirito à forma do feto, enquanto Nanã responde pelo adormecimento emocional do espírito, decantando as emoções desse espírito para uma nova experiência na matéria, fazendo com que esse espírito reencarnante não tenha lembranças de nada que vivenciou anteriormente.

Portanto, um dos campos de atuação de Nanã é a “memória” dos seres. Por isso, é o Orixá que rege a velhice, a senilidade, por estar associada à época de nossas vidas em que já começamos a não ter lembrança de tudo que nos acontece.E, se Oxóssi aguça o raciocínio, ela adormece os conhecimentos do espírito para que eles não interfiram com o destino traçado para toda uma encarnação.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Renovação

A Outra Metade 


    Julho chegou, e a metade de um ano também, é tempo de renovar as forças, renovar as crenças e a fé.
    Ás vezes por mais que tenhamos certeza de que já não é um dos melhores anos de nossas vidas, precisamos agarrar a coragem de continuar, precisamos agarrar as esperanças, desfrutar do que ainda resta para que tudo possa aflorar de novo, pois a outra metade do ano ainda pode ser a melhor de tua vida.
    A vida é constituída de erros, e por esses erros existe o nosso perdão, então perdoe, ame, permita-se de coração e alma!
    O amor é a base da vida, é a garra que precisamos para viver, não deixe morrer, viva, evolua!
    Não se esqueça de que Deus nunca nos dá o que não suportamos, sinta-se forte, porque você é forte, você aguenta todo esse peso, e você também consegue tirar todo esse peso!

    Reze, peça aos céus, ele nunca te abandona, a hora que for ele estará te ouvindo, peça ajuda, peça perdão, agradeça!
    Reconstitua a tua tua alma, o teu coração e tua carne, você consegue, basta crer!
    Sonhe, não desista, busque, viva, peça perdão, tenha fé!