Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O Malandro

       No final desse mês, no dia 31 de agosto é o dia do Seu Zé Pilintra. 
       Neste post, vamos conferir um pouco das diversas versões sobre quem foi Zé Pilintra, diante de tantos especulações, na verdade ninguém sabe ao certo quem foi essa espirito de luz tão caridoso, única coisa que sabemos é que ele veio para ajudar, levantar e salvar muitos que aqui não conseguem se reerguer sozinhos.



Foto de uma das festas do Seu Zé realizada no nosso terreiro.


O texto a seguir foi desenvolvido e postado pelo blog "O Calafrio".


         "Possui grande influência nas matas assim como possui também um enorme respeito pelos santos católicos, isso se deve pelo fato do próprio Zé Pelintra ter sido batizado e seguido a Igreja Católica Apostólica Romana em vida.
          O malandro é conhecido por ser mulherengo, birrento e festeiro, quando os médiuns recebem a visita dessa entidade, podem crer, a alegria será garantida. Zé Pelintra é invocado quando seus seguidores precisam de ajuda com questões que envolvem o lar e os negócios. É conhecido por ser um obreiro da caridade e da feitura de coisas boas.
         Existem diversas versões sobre a vida e a origem do malandro, mas a mais aceita entre seus seguidores diz ele teria nascido no povoado de Bodocó, no sertão pernambucano. Devido a terrível seca que assolava a região a família de José dos Anjos rumou para Recife. Mas infelizmente o menino José perdeu a mãe e o pai vítimas de uma doença desconhecida. Sem ter para aonde ir o menino se criou na rua em meio a malandragem, dormindo geralmente no porto e trabalhando como garoto de recados das prostitutas das redondezas. 
         Cresceu tendo a noite como sua vida. Amava jogar dados e carteado, bebidas e principalmente as mulheres. Mulheres essas que ele tratava feito rainhas não importando a sua origem ou quem fosse. Não tardou até ser temido pela polícia devido a sua habilidade me manejar facas, poucos tinham coragem de o enfrentar no combate, seja ele armado ou desarmado. Mas apesar da valentia ele possuía um enorme coração, muitas vezes mandando para a casa jogadores bêbados que teimassem em jogar contra ele em estado de embriagues. Justo, leal, boêmio e malandro, essas são as características mais marcantes dessa entidade."

E para finalizar esse post, segue a letra de um dos pontos do Seu Zé:


Zé pilintra, seu Zé pilintra quando vem, ele traz sua magia, para saudar todos os seus filhos, e retirar feitiçaria,Pisa na aruanda Zé pilintra eu quero ver,Pisa na aruanda Zé pilintra eu quero ver.Zé pilintra, seu Zé pilintra quando vem, ele traz sua magia, para saudar todos os seus filhos, e retirar feitiçaria,Pisa na aruanda Zé pilintra eu quero ver,Pisa na aruanda Zé pilintra eu quero ver.



Saravá Seu Zé Pilintra!




Nenhum comentário:

Postar um comentário