Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Ossaim

Ossaim recebeu de Olorum o segredo das folhas e permaneceu “senhor do segredo das folhas” e das palavras que devem ser ditas para provocar sua ação.
Ossaim é, talvez, o orixá mais misterioso de todos. Se alguns orixás têm lendas cheias de enigmas e algumas incoerências em suas histórias, Ossaim também tem.

Este é um orixá feiticeiro e, por retirar das florestas o material para seus trabalhos, é associado em várias lendas à imagem de Oxóssi, que é caçador e habita, também, nas florestas. Diz a lenda que Ossaim teria guardado todas as folhas em uma cabaça, mas a cabaça derramou e espalhou as folhas sobre a terra.
Todos os outros orixás pegaram para si algumas folhas, por isso cada um tem sua folha característica, mas de nada elas valem sem o segredo de seu poder, que pertence somente a Ossaim.
Vestindo o verde das folhas e o branco de sua sabedoria e pureza de espírito, Ossaim é um orixá reservado e não é muito visto nos terreiros. Podemos acreditar que ele prefira deixar as muitas lendas sobre seu nome se esgotarem, de nada importam para ele, pois sabe quem é, sabe o que quer e o que faz.
Poderíamos dar um livro a um analfabeto, mas nunca esperar que fizesse algo com aquilo se não lhe fosse ensinado ler. Sem o conhecimento de Ossaim sobre as folhas, os orixás de nada poderiam se valer ao usa-las, como se fossem analfabetos e Ossaim os ensinasse a ler.

Oração a Ossaim

Meu pai, mestre! Meu Senhor do Desconhecido! Que as encruzilhadas das dúvidas, sejam afastadas de minha vida.
Que o seu pássaro voe, À chegada de meu espírito,
Meu pai, mestre e senhor das Folhas!
Que as folhas de Outono, possam alegrar a minha alma, que as folhas de primavera, possam enfeitar o meu destino,
que as folhas do Inverno, me cubram com sua proteção, que as folhas de verão, me tragam sabedoria e conforto, Meu pai, mestre e senhor das curas!
Que seu pássaro cante 3 vezes, Para levar minha saudade.
Que seu pássaro cante 7 vezes, Para levar minha dor.
Que seu pássaro cante eternamente, Para receber seu amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário